RASTREADORES

RAS - SAR (Rastreamento de Resgate)

Os Rastreadores de Resgate, são integrantes de um grupamento do Comando Aéreo Terrestre Ambiental Nacional (CATAN), aptos e preparados no rastreamento em operações de busca, resgate e salvamento.

Com atuação de suma importância, são acionados sempre que houver uma vítima ou perdido, em áreas rurais e/ou de difícil acesso, por condições da vegetação e peculiaridades do terreno.

Tem sido crescente o número de pessoas que em busca do alívio dos estresses do dia-a-dia, procurando por atividades fora dos centros urbanos, porém sem o acompanhamento de guias, por falta de conhecimento das áreas a serem exploradas e ainda dos equipamentos necessários, se expõem a riscos desconhecidos e se veem perdidos e por vezes envolvidos em acidentes sem conseguirem avisar sua localização ou condição de saúde.

Mediante o acionamento pelo desaparecimento de amigos ou familiares, o grupamento de rastreadores, analisando e interpretando vestígios, rastros e sinais deixados.

Através de uma observação detalhada do ambiente, coletando informações, aplicando técnicas e conhecimentos constantemente aprimoradas e em contínuo treinamento para a execução do resgate, visando diminuir o tempo de exposição do perdido ou vítima, atuando com máxima destreza e precisão.